quinta-feira, 7 de outubro de 2010

UFCD's


     Caros leitores, amigos, inimigos, Formandos e Formadores em geral.
     Ando há já algum tempo a evitar falar das UFCD's. Não, não é dessas unidades que quero falar.
     Quero isso sim falar das: Unidades de Fermentação de Camarões Deteriorados.
     Quem as não conhece...ou já lhe sentiu o fedor a camarões podres, a cozinhar em lume brando.
     Temos várias unidades em plena laboração, umas mais activas que outras. Realço as do primeiro piso. Sempre de portas abertas, para que o pivete se vá diluindo, no já de si poluído ar do interior das instalações. Evita-se assim o tombar de algum utilizador desprevenido.
      Não consigo entender como é possível que este atentado à saúde pública, se mantenha ano após ano.
     Sei bem que o nosso sistema olfactivo, se habitua ao odor envolvente, não o sentindo após alguns minutos de exposição. Será isso que se passa com quem é responsável por esta área? Sim porque tem de existir um responsável, por esta autêntica agressão. Tornada não em imagem de marca, mas em fedor de marca.
     Para finalizar refiro o caso mais grave e evidente de todos. Coladas porta com porta:  à esquerda a entrada do refeitório, à direita a entrada da mais nauseabunda das instalações sanitárias (UFCD's) deste centro. E quanto ela fede...
     Bom apetite!

                                                  Luís Contumélias

19 comentários:

  1. Mais uma vez o meu amigo e colega, presenteia-me com um texto brilhante igual a tantos outros que redige, o mesmo brilho não se pode esperar das nossas instalações, que este centro de Formação tem para acolher quem realmente quer tirar um curso com saída profissional.
    Estou muito orgulhoso deste referido Centro de Formação.

    ResponderEliminar
  2. Caros colegas, devo dizer-lhes que de facto existe tal fedor nas nossas instalações. Mas, temos que ter em conta, a falta de empregadas da limpeza, e a demasia de desempregados que aqui andam. Bebam perfume.
    Tenho acompanhado com alguma atenção o vosso antro de opinioes, sempre más, sobre o sitio que vos ofereceu uma oportunidade para aumentarem os vossos estudos e a vossa qualificação no mercado.
    É certo que todas as coisas que aqui são escritas, são sentidas, pela grande maioria que por aqui passei, mas tais queixas não serão tão em demasia como vocês? Caso não saibam, passo a dizer-lhes, que este antro, a qual eu chamo de IEFP, é o sitio onde voces se disposeram a aceitar. Como tal, deviam ser mais bem educados, pra com todas as pessoas envolventes neste curso, e neste iefp, e pra com vocês tambem. A vergonha pesa.

    Falam com palavras de quem já sabe tudo, e acham-se melhores que os formadores e restantes formandos, estão enganados.
    BONS, mas mesmo bons, são aqueles que vos aturam.
    Estou eu, agora a finalizar o meu curso, e apesar do cheiro, da agua nos corredores, e da falta de higiene, foram, sem duvida os melhores três anos da minha vida. Nunca tive razoes de queixa de qualquer formador, muito menos do director e das restantes secções administritivas, que passam o dia a trabalhar, pra vocês terem disponiveis, todos os recursos necessários.
    Cresçam, eu tenho idade pra ser vosso filho, e jamais seria tão mal educada, tão mal formada, como voces aqui o mostram ser.
    Quem tá mal muda-se, e a porta da rua é a serventia da casa!
    Assino Técnico de Apoio á Gestão.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar devo dizer-lhe, cara(o) Anónima(o), que quem me ofereceu a oportunidade de me valorizar profissionalmente foi o Centro de Emprego de Almada. Em segundo lugar, não acha irónico haver falta de empregadas de limpeza com tanta gente desempregada? Se calhar você está no curso errado, já que descobriu a maneira de evitar o mau cheiro que emana das casas de banho. Uma coisa é certa se fosse meu filho, de certeza absoluta que não seria mal formada nem mal-educada. Entretanto parece que há aqui alguma concordância no que diz respeito às condições de higiene e segurança que temos no Centro de Formação. A diferença está na mentalidade e nesse caso “comer e calar” não é próprio de um(a) jovem. Gostava de saber quem é o seu formador de Cidadania e Profissionalidade. Apesar de tudo obrigado pela participação.
    Nota: Nunca faltei com o respeito a ninguém nem contei aqui algo que fosse mentira.

    ResponderEliminar
  4. Caro futuro Técnico de apoio à gestão anónima.
    Fico grato ainda assim pela participação.
    Quero deixar claro que o artigo foi escrito por mim, e que estou devidamente identificado.
    Não dou réplica a figuras que se manifestam na sombra. A tentativa em desespero de causa, para conseguir, através da bajulação, validar junto do Formador de um qualquer módulo, está patente.. Noto que em "Língua Portuguesa" estará em sérias dificuldades. Já agora, beba água!

    ResponderEliminar
  5. Em resposta a um anónimo que se esconde atrás do nome de técnico, está visto que este nunca recebeu tarde e a más horas devido à incompetência do coordenador do seu curso. Está visto que também gosta de estudar, ou trabalhar rodeado do snif vindo dos WC's aos quais as senhoras da limpeza, pagas para trabalhar, não tiveram tempo de lá chegar. Quanto aos recursos disponiveis no centro ainda hoje estou à espera do apoio para o passe e tenho 127.30€ a receber do mês passado e mais 127.30€ do passe deste mês , tudo com uma bolsa de 209.00€. Ainda quero ver como tudo isto chega dos recursos cedidos pelo IEFP. Realmente aqui trabalha-se!... E não esquecer que ainda nos dão uma refeição diária quente. Alá é grande e de paíneis, nem vê-los. Todo o investimento vem da minha vontade em terminar um curso que por mim foi pedido, não imposto. Agora as palhaçadas que aqui tenho visto, nunca tinha passado por situações deste tipo. Nem em 30 anos de trabalho tinha ficado desempregado durante tanto tempo e assim aproveitei para sair das estatistícas. Não me queixo da formação mas sim da desorganização existente neste Centro de Formação, que na minha opinião deixa muito a desejar. Não esquecer que todos os trabalhadores deste centro são pagos com o dinheiro dos nossos impostos, e eu chamo a isto má gerência dos dinheiros publicos. RJordão

    ResponderEliminar
  6. Tanto queixume quando são pagos para estudar.
    Tanto os trabalhadores desse centro como todos os estudantes e meros visitantes que por aí passam, fingindo ser estudantes, são pagos com dinheiros públicos. E a isso eu chamo uma má gerência.
    Falam em desemprego... Vai lá tu trabalhar como "Sra da limpeza" a receber o salário dela. Vai que estás no curso ainda a receber o subsidio de desemprego...
    Qualquer ensino superior público tem de pagar por mês quase aquilo que vos é dado. É verdade que se vive com alguma desorganização mas isso é fruto não só do pessoal competente (e incompetente) como também de alunos/formandos que refilam por direitos iguais mas quando chega à hora das obrigações é só de Centro->Aluno e nunca de Aluno->Centro

    ResponderEliminar
  7. Aos Juntos Comem com os Apóstolos.
    Não virem o bico ao prego!
    A culpa nunca foi imputada às senhoras da limpeza...
    A mim ninguém me dá nada, faço descontos para o Estado desde 1971...a Formação é um direito adquirido. É também um investimento, meu e do País. Estou involutáriamente desempregado, tenho 55 anos e poderia estar já reformado por incapacidade. Mas não, ainda não deixei cair os braços, e luto. Exijo condicões dignas num local que é de Formação. Agora para vós com ordenado e posto de trabalho seguro, vêm a realidade por outro prisma. Encontrando-se assim esta Instituição intocável e inabalável, nas mãos de JC e seus Apóstolos. Semicerram os olhos a tudo, com receio que lhes tirem o tapete debaixo dos pés.

    ResponderEliminar
  8. Nunca deveria ter o desplante de se auto-intitular de JC, mas falando do que interessa, por haver pessoas como vc, é que este pais está como está. As pessoas não estão no desemprego por opção, e muitos delas não recebem sub. desemprego.
    Realmente finjo ser estudante, percebo que é mais fácil falar dos que recebem o rendimento mínimo, aos que recebem reformas vitalícias após 8 anos de mandato na assembleia da republica.
    Somos realmente muito pequeninos
    Sou um cobarde de um anónimo

    ResponderEliminar
  9. A formação é um direito de todos, quer com menos ou mais idade mas deveria ser um direito de quem o deseja e não só porque sim.
    No caso do sr. Luis, conheço bem o seu mal estar, acho que faz muitíssimo bem em exigir condições de trabalho e de vida dignas, no entanto não especifiquei nada nem ninguém, o chapéu serve a quem o servir. Lembre-se no entanto que tem tanto direito na formação como qualquer outra pessoa. No entanto o que não falta no país é malta que tem de pagar para aprender (o que não é de todo o caso do IEFP).

    Amigo anónimo, ninguém no IEFP está no desemprego. Estão todos a receber para lá andar, quer seja o subsidio de desemprego ou o subsidio de formação. Quer queiram ou não, os cursos de formação do IEFP são trabalhos e daí serem remunerados. Têm apenas a grande vantagem de terem um patrão super benevolente que vos deixa de rédea solta (mais uma vez serve a quem servir).
    Tal como me disse a mim, digo-lhe eu a si: "por haver pessoas como vc, é que este pais está como está".
    Porque alguém rouba ou faz mal, eu tenho o direito de roubar ou mal fazer?? Que a assembleia esteja errada, ninguém duvida mas o errado desses srs não faz dos seu erros certos...
    E realmente somos, muito pequeninos. Existe é muita gente que ainda não atingiu que a nossa riqueza não vem de bens materiais como é o caso dos submarinos mas sim pelo coração do nosso povo. Pena que Portugal ainda se reja mais pelo coração do que pela razão no que toca em politiquices.

    ResponderEliminar
  10. As palavras são ambíguas, prestando-se a distintas leituras. Não quero por isso, entrar na troca pessoal de vocábulos. Também o facto de se manter por detrás do "JC"(AG,não?) determina o mutismo como resposta.

    ResponderEliminar
  11. Também gostaria de andar de Audi e até o podia fazer se me preocupa-se mais com a imagem do que com o bem estar, no entanto não o faço porque opto por amealhar e não me endividar só porque andar de Audi dá mais nas vistas!

    Não vos querendo aborrecer, penso que fazem uma ideia errada de quem eu sou, mas acho muita piada ao vernáculo deste Portugal que o sr. Luís apresenta!

    ResponderEliminar
  12. Depois de analisar o escrito, ainda que sumáriamente, cheguei à conclusão que o "JC" é a capa de uma Senhora...e se não tivesse utilizado o termo "malta" teria quase a certeza de quem era. Só por esse pormenor terá de ser outra pessoa...PRAticamente é tudo o que tenho a dizer.

    ResponderEliminar
  13. Entendo que há um colega anónimo entre nós, que se quer por ao nível do seu homónimo. Quando ao JC, que Deus nunca a ponha de rédea solta, porque eu troco a minha "rédea solta" pelo conforto do seu salário e da sua rédea curta... Eu também gostaria de andar de Audi, mas tenho que ir ao Totta!
    Nelson Domingos

    ResponderEliminar
  14. Continue a análise dos escritos, é só o que lhe digo...
    É assim tão importante saber quem está por detrás de um pseudónimo? Faz daquilo que escrevo mais verdade ou mais ficção?

    ResponderEliminar
  15. Nem verdade nem ficção, antes alguma esperança. Um acreditar, salpicado com um pouco de utopia.
    Para mim é deveras importante saber com quem dialogo.

    ResponderEliminar
  16. Antes de mais, Boa Tarde.

    Entristece-me a falta de civismo que por aqui anda!
    Luis Contumélias: Queria que me explicasse a BAJULAÇÃO de que me acusa! Nunca tive que bajular nenhum formador, nem mandá~los para fora da sala, ou exigir troca de formadores para conseguir ter bons resultados (se é que me faço entender)! Quanto ao meu Português, está bom e recomenda-se! Quanto à sua "ordem" para beber água, agradeço imenso, pois beber água faz muito bem à saúde... Ahh e já agora, já que me "ordenou", pague-me uma garrafinha de água (0,80€ no bar)... Os seus IMENSOS anos de descontos devem dar um Bom Subsidio de Desemprego, logo poderá dar para tal ;)


    Sem mais,

    Um Outro Técnico de Apoio à Gestão.

    ResponderEliminar
  17. Mas eu acusei de bajulação foi outro... e está patente o adulo no texto, pelo outro escrito.
    Aqui a equipa jamais pôs algum Formador fora da sala. Já agora vocês organizem-se e não escrevam em parceria, metendo os pés pelas mãos. Não apanhem recados na escada...
    Para finalizar, não voltarei a responder a hipócritas, que se escondem por detrás do anonimato.

    ResponderEliminar
  18. Técnicos de apoio à gestão??? A escrever assim? Muitos anos de descontos dão um bom subsídio de desemprego? Por aqui se vê a qualidade dessas formações.

    ResponderEliminar