Desde que acabou o nosso modulo de H.S.T. (Higiene e Segurança no Trabalho), que me pergunto; para onde seguir em caso de incêndio, o que fazer e onde estão as saídas de emergência.
Nos vários locais onde trabalhei, ou sempre que vou a um estabelecimento publico, tenho a curiosidade de observar onde estão as plantas do edifício ou piso e quais as saídas de emergência mais perto. Qual o meu espanto quando, num Centro de Formação, não encontro nenhuma planta do edifício e muito menos fui informado de um plano de emergência e evacuação, (de afixação obrigatória).
Será este edifício um mundo à parte? As regras, foi me transmitido pelo o Director do Centro, são para cumprir.
Então, pergunto eu, como foi feita a inspecção a este edifício? Quem certificou este, para dar cursos de formação?
Os extintores, eu até os encontro, os alarmes de fogo e incêndio até parece que funcionam, (apesar de só agora se estar a montar os sensores nos corredores) e parece que talvez vá aparecer uma linha de água para os sprinklers.
Mas então o que fazer no caso de um destes alarmes disparar? Qual o comportamento a ter? Onde é a saída de emergência mais próxima? Onde é o ponto de encontro? Onde estão as plantas de cada piso afixadas no edifício? Onde está sinalética a indicar as saídas de emergência e o percurso para saída?
Como e porque é que, este Centro não cumpre com a legislação de H.S.T. em vigor?
Acho que são perguntas pertinentes às quais gostava de ter uma resposta, para minha segurança e para a dos outros formandos.
HÁ AÍ ALGUÉM QUE ME POSSA ELUCIDAR?
Agradecia R.JORDÃO
Caso surja uma calamidade tens duas hipóteses.
ResponderEliminar1º Provavelmente morres e não necessitas de fugir. Alguém virá depois recolher e averiguar o que se passou. (inquéritos que não dão em nada)
2ª Salve-se quem puder. Esta provavelmente é a mais viável e quem sabe se é nesta que o centro se baseia?
Epá, deixem lá isso. Se começar a arder logo se vê! Estar agora com preocupações e... Para mais há tanto tempo que o Centro existe, sem plano de emergência e evacuação do edifício e agora é que ia pegar fogo...
ResponderEliminarTêm cada uma...
Um dia nunca se sabe, com botijas de acetileno e oxigénio e sem ninguem nas oficinas, não sei...
ResponderEliminar