sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FUJAM ESTÁ A ARDER


Desde que acabou o nosso modulo de H.S.T. (Higiene e Segurança no Trabalho), que me pergunto; para onde seguir em caso de incêndio, o que fazer e onde estão as saídas de emergência.

Nos vários locais onde trabalhei, ou sempre que vou a um estabelecimento publico, tenho a curiosidade de observar onde estão as plantas do edifício ou piso e quais as saídas de emergência mais perto. Qual o meu espanto quando, num Centro de Formação, não encontro nenhuma planta do edifício e muito menos fui informado de um plano de emergência e evacuação, (de afixação obrigatória).

Será este edifício um mundo à parte? As regras, foi me transmitido pelo o Director do Centro, são para cumprir.

Então, pergunto eu, como foi feita a inspecção a este edifício? Quem certificou este, para dar cursos de formação?

Os extintores, eu até os encontro, os alarmes de fogo e incêndio até parece que funcionam, (apesar de só agora se estar a montar os sensores nos corredores) e parece que talvez vá aparecer uma linha de água para os sprinklers.

Mas então o que fazer no caso de um destes alarmes disparar? Qual o comportamento a ter? Onde é a saída de emergência mais próxima? Onde é o ponto de encontro? Onde estão as plantas de cada piso afixadas no edifício? Onde está sinalética a indicar as saídas de emergência e o percurso para saída?

Como e porque é que, este Centro não cumpre com a legislação de H.S.T. em vigor?

Acho que são perguntas pertinentes às quais gostava de ter uma resposta, para minha segurança e para a dos outros formandos.

HÁ AÍ ALGUÉM QUE ME POSSA ELUCIDAR?

Agradecia R.JORDÃO


3 comentários:

  1. Caso surja uma calamidade tens duas hipóteses.
    1º Provavelmente morres e não necessitas de fugir. Alguém virá depois recolher e averiguar o que se passou. (inquéritos que não dão em nada)
    2ª Salve-se quem puder. Esta provavelmente é a mais viável e quem sabe se é nesta que o centro se baseia?

    ResponderEliminar
  2. Epá, deixem lá isso. Se começar a arder logo se vê! Estar agora com preocupações e... Para mais há tanto tempo que o Centro existe, sem plano de emergência e evacuação do edifício e agora é que ia pegar fogo...
    Têm cada uma...

    ResponderEliminar
  3. Um dia nunca se sabe, com botijas de acetileno e oxigénio e sem ninguem nas oficinas, não sei...

    ResponderEliminar