quinta-feira, 24 de junho de 2010

Olho das mariposas (traça): inspiração para novas células solares.


A maioria das mariposas voa principalmente à noite. Ao passo que algumas criaturas nocturnas são vistas quando um raio de luz faz seus olhos brilhar, a mariposa tem um recurso para não ser vista. – O reflexo de luz em sua córnea é menor.
A córnea da mariposa é diferente. Ela é formada por conjuntos de saliências microscopias dispostas em padrões hexagonais. As saliências “são menos que o comprimento da onda da luz visível”, comentou um professor de engenharia química na universidade da Florida EUA.
O formato e o tamanho desse conjunto possibilitam que olho da mariposa retenha a luz de vários comprimentos de onda e ângulos. As minúsculas saliências tem apenas 200 a 300 nanómetros de altura. Só a título de comparação a espessura média de um cabelo é de 80 mil nanómetros.
Engenheiros esperam que o conhecimento mais profundo da córnea da mariposa ajude a aperfeiçoar diodos emissores de luz (leds) e monitores de cristal líquido.
A estrutura do olho da mariposa também pode ser usada no aproveitamento de energia solar. Os painéis solares de silício podem reflectir até 35% da luz, o que se torna num desperdício significativo de energia. Mas copiando as saliências organizadas do olho da mariposa na universidade atrás citada, fabricaram um painel de silício que reflecte menos de 3% da luz. Como vemos temos muito que aprender com a natureza.
Bibliografia: Despertai de Julho 2010
Emanuel Santos

3 comentários:

  1. Até hoje o ser humano não criou nada!
    Tem-se limitado a transformar o que já existe.

    ResponderEliminar
  2. É VERDADE, MAS JA TA TUDO CRIADO E INVENTADO.

    E JA AGORA, COMO JA DISSE LAVOUSIER "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!"

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que o ser humano consegue tirar partido do que já existe.
    Assim espero que tirem o máximo do sol, para um futuro melhor, e para o nosso futuro laboral.
    Parabéns colega pela pesquisa continua.
    Nelson Domingos

    ResponderEliminar