domingo, 25 de julho de 2010

Potencial do fotovoltaico para Abastecimento de Electricidade

 Prevê-se que o crescimento do mercado fotovoltaico a que se tem assistido nos últimos anos se mantenha a curto prazo. As políticas de incentivos seguidas por diversos países, bem como a adaptação da indústria produtora de sistemas fotovoltaicos às maiores necessidades do mercado, reflectem-se numa estimativa de volume de produção próximo dos 11 GW já em 2010 (contra apenas 1 GW em 2002).
A electricidade gerada não chegará a 30 TWh (Tera-watt-hora), o que representa menos de 0,15% da produção total de electricidade estimada para o mesmo ano.

O crescimento, ainda tem pouco impacto nas várias fontes energéticas mundiais.
Por outro lado, este crescimento será na sua grande maioria sustentado pelos subsídios, o que quer dizer que o mercado não será ainda em 2010 auto-suficiente.

Para que o nível desejado de autonomia do mercado seja atingido, é preciso que os preços da energia fotovoltaica atinjam a paridade com a rede, ou seja estejam ao nível dos preços praticados junto do consumidor. A partir desse ponto, a energia fotovoltaica poderá competir directamente com as outras formas de produção, só assim é que o mercado se abrirá.

Como é sabido de todos, o potencial da radiação solar como fonte de energia é praticamente inesgotável. Toda a energia de que o Mundo precisa poderia ser extraída desta fonte. No entanto, é necessário perceber que produzir energia limpa nunca poderá passar por uma só tecnologia. A energia eléctrica não é armazenável em grandes quantidades, pelo que a sua produção tem de ser praticamente simultânea ao seu consumo. Por isso, a sua produção tem de ser flexível, rapidamente adaptável às necessidades de cada momento. Um bom conjunto de fontes energéticas é portanto essencial.
Assim cabe a cada um de nós no final do curso decidir se quer continuar a estudar ou não. Certo é que se pudermos aprender também com respeito aos solares térmicos e eólica será uma mais-valia para cada um de nos.
Pensem, se fazemos como que uma casa produza energia eléctrica e água quente com a ajuda do sol, porque não aproveitar o vento para continuar a gerar energia para essas casas? Só a título de curiosidade existe aparelhos eólicos só para manter as baterias carregadas que pode custar mais ou menos €800 o que é isto nos orçamentos se torcer mais-valias! Assim se vê que o futuro esta nas nossas mãos.

Emanuel Santos

1 comentário:

  1. Estou contigo. O maior problema não é só o armazenamemto da energia, é também o transporte. A energia deve ser consumida de preferência no local de consumo, logo a micro geração para produção de electricidade é a solução.O desenvolvimento sustentado é uma das vias para a resolução de muitos dos problemas da nossa época. Espero contribuir para a resolução.

    ResponderEliminar