Depois de altos e baixos chegamos à recta final da primeira parte do nosso curso.
As férias estão a dois dias de distância.
Tempo para descansar, recarregar as baterias mas também para reflectir sobre o percurso de toda esta aventura que foi o curso fotovoltaicos 001, à data.
Fazendo o balanço:
Seleccionados 40 de 80 candidatos e divididos em duas turmas, a 001 e 002, finalmente deu-se início ao processo de formação de técnicos instaladores de painéis fotovoltaicos em 02-12-2009.
Como tudo que acontece pela primeira vez, houve uma certa dificuldade em afinarmos pelo mesmo diapasão – Coordenadores, formadores, formandos, horários, etc. Também ocorreram alguns problemas para os colegas que utilizam o passe social, contratempos de âmbito administrativo.
Com o tempo e ultrapassadas algumas divergências, lá fomos ganhando ritmo com a matéria dos respectivos módulos. Alguns destes módulos com uma carga horária bastante pesada, de referir, os ministrados pelo nosso Eng.
Houve momentos de alguma frustração e até mesmo um pouco de cepticismo. Este desapontamento deve-se, em parte, à impaciência, resultante da nossa ansiedade em querer pôr todo este conhecimento em prática.
Como não é possível acelerar o processo, só tenho que me render à evidência e esperar pela restante formação.
De qualquer maneira ainda há muito para assimilar e como não vislumbro qualquer problema de ordem cognitiva, só me resta aprender com os formadores e colegas de curso, em especial com aqueles que têm conhecimentos para partilhar.
Alberto Silva
Fotovoltaicos 001 fizeram um nome que veio para ficar. Pretende-se desta forma dar a conhecer, através da experiencia adquirida e aplicada no dia-a-dia. Continuamos a utilizar a blogosfera, para dar mais ênfase à nossa motivação e ao mesmo tempo tentaremos ajudar todos os que quiserem encontrar uma vantajosa alternativa energética. Limpa e silenciosa. Tudo por um futuro menos dependente do consumo de combustíveis fósseis. Apostando nas energias renováveis. Emanuel Santos
Companheiro Alberto, não podia estar mais de acordo contigo, devagarinho lá vamos nos rumo a 30 de Maio 2010. É verdade que não tem sido fácil e certamente que no futuro não será muito diferente, mas enfim resta-nos aprender que foi para isso que nos candidatamos e assim dar seguimento à nossa vida que está momentaneamente em Stand Bay. Por isso para ti e os outros desejo-vos umas óptimas ferias.
ResponderEliminarEmanuel Santos
Sempre pertinente nos comentários.
ResponderEliminarNão te desligues.
Um abraço e bom remanso.