O avião “solar impulse” enfrentou esta noite um teste decisivo na primeira viagem aérea de 24 horas, impulsionada apenas a energia solar.
Graças a mais de 12 mil células Fotovoltaicos o aparelho que, descolou ontem de madrugada da Suíça, pôde carregar as baterias durante o dia que iriam permitir prosseguir a viagem nocturna.
Um dos responsáveis do protótipo não escondeu o nervosismo ao dizer, “o piloto vai ser obrigado durante a noite a descer aos 1500 metros e a aumentar a rotação das hélices para manter a altitude até ao nascer do sol. O suspense está ao rubro pois não sabemos se o avião captou energia suficiente para alimentar os motores até à aurora”.
O “solar impulse” é o protótipo de um avião que, em 2012, deverá efectuar a primeira volta ao mundo movido a energia solar. O aparelho, cuja velocidade máxima ronda os 70km por hora, pode atingir a altitude máxima de 8 mil metros.
As dúvidas sobre a autonomia do primeiro avião ecológico foram dissipadas ao nascer do Sol.
Web grafia euronews
Web grafia euronews
texto revisto
Emanuel Santos
Emanuel Santos
Notícia com link e desenvolvimento já publicada automáticamente no nosso blogue, em: "ÚLTIMA HORA".
ResponderEliminarDe qualquer forma é sempre bom demonstrar atenção e interesse pelo que se passa à nossa volta, no que concerne, neste caso, a energia solar.