sábado, 3 de julho de 2010

SENTIDO DE HUMOR

    O tempo corre incansável.  Ninguém fica igual, ao acompanhar a sua  passagem. 
    Sete meses passaram, desde aquele dia 2 de Dezembro, carregado de ansiedade, esperança e expectativa. Talvez mesmo uma nova oportunidade na carreira profissional. Uma melhoria, até na qualidade de vida. Quem sabia?
     Mas nem tudo é o que aparenta. É certo que a perfeição vive arredada dos humanos. Contudo que não sirva de desculpa para tudo o que, até aos olhos de um leigo, se afigura mal planificado. Direi mesmo mal adaptado à realidade dos destinatários. Ou não fosse esta uma formação para adultos. Ao invés  parece destinada a jovens que estão prestes a atingir a puberdade.
    Mas nem tudo vai mal. Refiro-me sem entrar em grandes pormenores, a módulos de apenas 25 horas de conteúdo prático. Merecem referência: "Automatismos", que foi ministrado sem formação prévia em electricidade. 
     De manifesta curta duração, tivemos acesso, e com a muito boa vontade do formador, a dois simuladores, parcialmente avariados, para vinte formandos! Todos à molhada em volta de cada uma das máquinas, não foi suficiente para registar danos físicos de monta.
     Outro bom exemplo foi a "Pneumática e Hidráulica". Também com a duração de 25 horas. A parte da hidráulica, foi um ar que lhe deu...apenas olhámos velhos equipamentos amontoados numa sala, com a garantia que o funcionamento era idêntico em tudo à pneumática.
     Salvou-se O módulo de "Corrosão", que nem chegou a ser corrosivo. Limpo e sem espinhas.
     O oposto: módulos mastigados, encaixados, e em catadupa literalmente despejados, em centenas de horas de duração, sobre uma mais ou menos enfastiada audiência. Por vezes com a necessidade de ser sacudido, um ou outro com a já célebre pergunta: "Sr. "X" está connosco?
     Permito-me ainda pôr em causa a verdadeira utilidade de tais módulos de teorias desajustadas a uma formação deste cariz. 
     Muito fica por dizer, mas isso acontecerá na próxima, se não for antes...

2ª Edição.
      Ficaram isentos de comentário alguns módulos, tais como:  CLC, CP, STC, LEI/LEC, ou Desenho Técnico. Falarei sobre eles logo que necessário.

Luís Contumélias


1 comentário:

  1. Espero bem que não tenhamos necessidade de se substituir esta imagem "o cavalo" por outro animal, que embora envias de instinção, aparece quando menos queremos. Cavalo/Burro

    ResponderEliminar