domingo, 5 de setembro de 2010

Motores Diesel e Gasolina a 2-Tempos

Como funcionam os motores diesel a 2-tempos

A figura abaixo mostra a disposição de um típico motor a diesel 2-tempos:

 
 
O ciclo do diesel 2 tempos funciona assim:

1. Quando o pistão está no alto de seu curso, o cilindro contém uma carga de ar altamente comprimido. O combustível diesel é pulverizado no cilindro pelo injector e inflama-se imediatamente devido ao calor e à pressão dentro do cilindro. É o mesmo processo descrito em Como funcionam os motores a diesel.
2. A pressão criada pela combustão do combustível empurra o pistão para baixo. Este é o ciclo de potência.
3. Quando o pistão se aproxima do fim de seu curso, todas as válvulas de escape abrem-se. Os gases queimados são expelidos rapidamente do cilindro, aliviando a pressão.
4. Quando o pistão chega ao final do seu curso, descobre as janelas de admissão de ar. O ar pressurizado enche o cilindro, forçando para fora o restante dos gases queimados.
5. As válvulas de escape fecham-se e o pistão começa a voltar a subir, fechando as janelas de admissão e comprimindo a carga de ar fresco. Este é o ciclo de compressão.
6. Quando o pistão se aproxima do topo do cilindro, o ciclo repete-se a partir do primeiro passo.

Com esta descrição, pode-se ver a enorme diferença entre um motor a diesel 2-tempos e um motor a gasolina 2-tempos.
Na versão a diesel somente o ar enche o cilindro, em vez da gasolina e o ar misturados. Isso significa que um motor a diesel de 2-tempos não sofre nenhum dos problemas ambientais que atormentam um motor a gasolina 2-tempos. Por outro lado, um motor a diesel 2-tempos precisa ter um turbo compressor ou um compressor, o que significa que nunca se encontrará um diesel 2-tempos numa motosserra (seria simplesmente caro demais).

Desvantagens do motor 2-tempos:
Os motores 2-tempos têm duas vantagens importantes em comparação com os motores 4-tempos: são mais simples e mais leves, além de produzirem cerca do dobro da potência. Mas se isso é verdade, por que é que os carros e camiões usam motores 4-tempos? 
  1. Motores 2-tempos não chegam nem de perto a atingir a durabilidade de motores 4-tempos. A falta de um sistema de lubrificação dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rápido.
  2. O óleo para motores 2-tempos é caro e é necessário utilizar cerca de 20 ml dele a cada litro de gasolina (a proporção é 50:1). O carro gastaria mais ou menos 2 litros de óleo a cada 1.000 km se tivesse motor 2-tempos.
  3. Os motores 2-tempos não usam o combustível de maneira eficiente, o que significa que se faria menos quilómetros por litro.
  4. Motores 2-tempos são muito poluentes, de tal forma que provavelmente deixaremos de os ver daqui a algum tempo.
Essa poluição é criada por dois motivos. O primeiro é a queima do óleo junto com o combustível. O óleo deixa todos os motores 2-tempos um tanto ou quanto fumacentos (embora não tanto quanto no passado). O segundo motivo é menos óbvio, mas é possível visualizá-lo na figura a seguir:

 

 
Cada vez que uma nova carga de ar-combustível é admitida no cilindro, uma parte dela vaza pela janela de escape. Os hidrocarbonetos que saem do combustível fresco, combinados com o óleo, não são nada bons para o ambiente.
por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Alberto Silva

2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha de conhecimentos. Já não posso dizer que, não percebo nada de mecânica automóvel. Isto é serviço público.

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  2. Os motores 2 tempos são mais potentes que os de 4 tempos sim
    eles foram deixados de serem fabricados simplesmente porque não gera lucro para as oficinas poís sua manuntenção é muito simples e o problema da poluição poderia ser resolvido pelo
    projeto de " admissão direta " neste caso ele tera que comportar uma valvula para admissão ( este projeto já esta sendo elaborado para motociletas por uma fabrica que se comprometeu a continuar a utilizar os motores 2 tempos )

    porque eles tem o dobro de potencia :

    diferentes dos motores 4 tempos os motores 2 tempos
    aciona a centelha da vela de ignição a cada 1 volta do virabrequim e não a cada 2 voltas como nos motores 4 tempos .

    os motores 2 tempos demostram ser altamente confiaveis e
    com uma manuntenção muito simples e barata e com o projeto do ( motor 2 tempos com admissão direta )
    ele tera um carter para reservamento de oleo e e injeção de combustivel direto na camara de combustão assim resolvendo de vez a questão de poluição seu uso podera ser ainda por muito tempo .


    motores 4 tempos:

    os piores motores em questoes de manuntenção potencia e
    confiabilidade ainda continuam sendo fabricados devido sua economia e gerar grande lucros as oficinas é estou falando os motores 16 valvulas ou ( multiplas valvulas )
    estes motores são os piores porjetos se tratando de motores de combustão interna . como são 16 valvulas ou mais
    eles contem mais peças e sua manuntenção precisa ser muito bem feita no prazo certo ou o motor pifa .


    se alguem quiser discutir sobre mecanica projetos e tecnologia meu email é erickpereira1931@hotmail.com

    estudo sobre motores de combustão interna ,externa ,eletrico e ciclo reação .

    eleboro projetos de motores 2 tempos , stirling , reação
    para um dia talves montar uma fabrica aqui no Brasil .

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