A figura abaixo mostra a disposição de um típico motor a diesel 2-tempos:
1. Quando o pistão está no alto de seu curso, o cilindro contém uma carga de ar altamente comprimido. O combustível diesel é pulverizado no cilindro pelo injector e inflama-se imediatamente devido ao calor e à pressão dentro do cilindro. É o mesmo processo descrito em Como funcionam os motores a diesel.
2. A pressão criada pela combustão do combustível empurra o pistão para baixo. Este é o ciclo de potência.
3. Quando o pistão se aproxima do fim de seu curso, todas as válvulas de escape abrem-se. Os gases queimados são expelidos rapidamente do cilindro, aliviando a pressão.
4. Quando o pistão chega ao final do seu curso, descobre as janelas de admissão de ar. O ar pressurizado enche o cilindro, forçando para fora o restante dos gases queimados.
5. As válvulas de escape fecham-se e o pistão começa a voltar a subir, fechando as janelas de admissão e comprimindo a carga de ar fresco. Este é o ciclo de compressão.
6. Quando o pistão se aproxima do topo do cilindro, o ciclo repete-se a partir do primeiro passo.
Com esta descrição, pode-se ver a enorme diferença entre um motor a diesel 2-tempos e um motor a gasolina 2-tempos.
Na versão a diesel somente o ar enche o cilindro, em vez da gasolina e o ar misturados. Isso significa que um motor a diesel de 2-tempos não sofre nenhum dos problemas ambientais que atormentam um motor a gasolina 2-tempos. Por outro lado, um motor a diesel 2-tempos precisa ter um turbo compressor ou um compressor, o que significa que nunca se encontrará um diesel 2-tempos numa motosserra (seria simplesmente caro demais).
Desvantagens do motor 2-tempos:
Os motores 2-tempos têm duas vantagens importantes em comparação com os motores 4-tempos: são mais simples e mais leves, além de produzirem cerca do dobro da potência. Mas se isso é verdade, por que é que os carros e camiões usam motores 4-tempos?
- Motores 2-tempos não chegam nem de perto a atingir a durabilidade de motores 4-tempos. A falta de um sistema de lubrificação dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rápido.
- O óleo para motores 2-tempos é caro e é necessário utilizar cerca de 20 ml dele a cada litro de gasolina (a proporção é 50:1). O carro gastaria mais ou menos 2 litros de óleo a cada 1.000 km se tivesse motor 2-tempos.
- Os motores 2-tempos não usam o combustível de maneira eficiente, o que significa que se faria menos quilómetros por litro.
- Motores 2-tempos são muito poluentes, de tal forma que provavelmente deixaremos de os ver daqui a algum tempo.
por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Alberto Silva
Obrigado pela partilha de conhecimentos. Já não posso dizer que, não percebo nada de mecânica automóvel. Isto é serviço público.
ResponderEliminarOs motores 2 tempos são mais potentes que os de 4 tempos sim
ResponderEliminareles foram deixados de serem fabricados simplesmente porque não gera lucro para as oficinas poís sua manuntenção é muito simples e o problema da poluição poderia ser resolvido pelo
projeto de " admissão direta " neste caso ele tera que comportar uma valvula para admissão ( este projeto já esta sendo elaborado para motociletas por uma fabrica que se comprometeu a continuar a utilizar os motores 2 tempos )
porque eles tem o dobro de potencia :
diferentes dos motores 4 tempos os motores 2 tempos
aciona a centelha da vela de ignição a cada 1 volta do virabrequim e não a cada 2 voltas como nos motores 4 tempos .
os motores 2 tempos demostram ser altamente confiaveis e
com uma manuntenção muito simples e barata e com o projeto do ( motor 2 tempos com admissão direta )
ele tera um carter para reservamento de oleo e e injeção de combustivel direto na camara de combustão assim resolvendo de vez a questão de poluição seu uso podera ser ainda por muito tempo .
motores 4 tempos:
os piores motores em questoes de manuntenção potencia e
confiabilidade ainda continuam sendo fabricados devido sua economia e gerar grande lucros as oficinas é estou falando os motores 16 valvulas ou ( multiplas valvulas )
estes motores são os piores porjetos se tratando de motores de combustão interna . como são 16 valvulas ou mais
eles contem mais peças e sua manuntenção precisa ser muito bem feita no prazo certo ou o motor pifa .
se alguem quiser discutir sobre mecanica projetos e tecnologia meu email é erickpereira1931@hotmail.com
estudo sobre motores de combustão interna ,externa ,eletrico e ciclo reação .
eleboro projetos de motores 2 tempos , stirling , reação
para um dia talves montar uma fabrica aqui no Brasil .