sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EX-LÍBRIS



     Passados que são dez dias após o regresso de forçada paragem, e dez meses depois de ter iniciado esta Formação, continuo a gostar de chegar cedo ao Centro.
    Gosto do silêncio e da frescura da manhã. No estacionamento, pejado de pedras soltas e verdadeiras crateras, fico alguns minutos a escutar parte das notícias da manhã. Muitas vezes a meditar no funcionamento de tão grande Instituição Nacional. 
     Reflicto sobre os métodos aplicados para formar... No nosso caso específico, futuros Técnicos de Nível 3. Não fica tão-pouco fora da análise, o funcionamento deste Centro, como entidade formadora.
     Hoje mesmo, uma dessas tais manhãs, o olhar voltou a fixar-se naquele velho camião. 
     Tive então no sossego do alvorecer, a revelação do que faz ali há tantos anos, aquele veículo degradado.
     Enraizado profundamente no local, é nem mais nem menos que o ex-líbris deste Centro de Formação.
     Todo ele é o reflexo fiel da Instituição. Ali está ele, dando a ilusão a quem  do lado de fora o vê, que funciona. Quando na verdade não passa de uma máquina decrépita. As portas fechadas, mas com vidros partidos, deixam entrar a intempérie, que a mina  por dentro. Ainda assim resiste no local, inoperante, ineficaz. Instalada no seu posto, que lhe proporciona um assegurado envelhecer, longe das vulgares sucatas, e da justa reciclagem.
     Com o futuro assegurado, estática, a máquina, olha de soslaio... indiferente ao passar dos Formadores, e dos Formandos.
     Resta-me o bálsamo, de que um dia ruirá sobre si mesma, apodrecida...

                                         LUÍS CONTUMÉLIAS

3 comentários:

  1. Nunca vi também retratado o Centro de formação, mas deixe que lhe diga, se os formandos e alguns formadores não são respeitados como deveriam ser e com a dignidade minimamente aceitável por parte do Centro de formação. Desconfio que os responsáveis do respectivo nem sequer saibam da existência do velhinho camião, o mesmo terá que esperar que a corrosão lhe resolva o futuro.
    A minha opinião e depois de falar com um responsável do centro esta sexta-feira passado, o futuro dos fotovoltaicos não será muito melhor...
    Força amigos

    ResponderEliminar
  2. Eu também já reparei no tal camião, até porque é impossível não reparar naquele “monstro” estático a apodrecer lentamente. Cheguei a pensar que era preferível recicla-lo, além de ser a solução mais ecológica, sobrava mais espaço para o estacionamento. No entanto descobri que afinal, tal ex-líbris, ainda pode ter alguma utilidade. Serviu e bem para nós passarmos 6 horas de formação em Desenho Técnico, a desenhá-lo. Lembro também o amigo Luís do dia em que, devido ao barulho e ao pó que emanava das obras do Centro De Formação tornando impossível a permanência na sala, “fugimos” para a rua e acabamos a sessão de desenho a imortalizar o camião de vários ângulos, com direito a planos de pormenor e tudo.

    ResponderEliminar
  3. Boa dica caro Luís. Esse é mais um exemplo de um "elefante branco" sem uso em terra de desperdício. Quanto ao Sr. anónimo que tão preocupado está com o nosso futuro, lembro-lhe que a expressão "força amigos" está fora de contexto. AMIGO; Não banalizemos essa palavra que tão forte sentido tem mas só para aqueles que se conhecem, eu não tenho amigos anónimos!

    Ricardo Coelho

    ResponderEliminar