domingo, 26 de dezembro de 2010

Porque a energia fotovoltaica?



O que é

A energia solar fotovoltaica é a electricidade gerada a partir da luz do sol. Diferentemente dos Painéis de energia solar térmica – cuja única função é aquecer a água através da captação do calor do sol, os painéis fotovoltaicos promovem uma transformação da luz solar em energia eléctrica, cujo resultado é comprovadamente aplicável a todas as utilidades da energia eléctrica convencional.

Como funciona?
Os painéis de energia solar fotovoltaica são compostos por materiais semicondutores (sendo o silício cristalino o mais utilizado), cujos electrões interagem com a radiação solar. O movimento destes electrões produz uma corrente eléctrica. Tal processo não deixa nenhum tipo de resíduo, por isso a energia fotovoltaica é considerada limpa ou ecológica. Também é silenciosa, já que não envolve nenhum movimento mecânico.
Quem pode usar?
A energia eléctrica proveniente dos painéis fotovoltaicos tem as mesmas utilidades da energia proveniente dos sistemas convencionais. Sendo assim, ela atende tanto a consumidores domésticos quanto empresariais, governamentais ou agrícolas. Com a instalação dos painéis de energia solar fotovoltaica, cada propriedade transforma-se em micro-productor de energia – ou seja: deixa de ser apenas consumidor e passa a produzir energia eléctrica.
Principais aplicações.
A energia solar fotovoltaica pode ser aplicada tanto em áreas remotas como em edificações integradas à rede convencional de energia eléctrica, inclusive como complementação desta. Sendo assim, o sistema fotovoltaico pode ser a única fonte de energia de um edifício ou abastecer, por exemplo, apenas seu sistema de segurança. Outros usos comuns: câmaras e radares em auto-estradas; rega e bombear água; iluminação pública; embarcações; telecomunicações etc.
As vantagens de se usar a energia fotovoltaica.
Factores ambientais – A interacção entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.
Factores económicos – À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia eléctrica gerada pelo sistema fotovoltaico não têm outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.

Além disso, tal energia é auto-suficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para a electrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas eléctricos dispersos.

Emanuel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário