quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nails versus fotovoltaicos

Como tinha prometido, encontrei uma semelhança entre os fotovoltaicos e as nossas colegas de manicura e pedicura.

Por isso digam-me o que um forno de pizzas, uma impressora e verniz das unhas tem a ver com células fotovoltaicas?

Aparentemente nada, mas veja esta fórmula matemática.

Forno de Pizza + verniz das unhas + Impressora Jacto de Tinta = célula fotovoltaica  


Como é possível? Vejam a notícia abaixo…

O projecto de Nicole Kuepper, uma pesquisadora australiana de 23 anos da Universidade de NSW, ganhou dois do principal prémio científico do país com sua invenção, digna do MacGyver, que promete levar energia solar barata para localidades carentes.

A cientista desenvolveu uma célula solar revolucionária que pode ser fabricada em baixas temperaturas usando itens comuns como um forno de pizza, verniz de unha e uma impressora jacto de tinta. 

Nicole espera que a tecnologia possa gerar energia barata, limpa e renovável para países em desenvolvimento, levando electricidade para os dois bilhões de pessoas mais pobres no mundo.

O projecto da célula solar iJET não requer caríssimas salas limpas e fornos de alta temperatura como no processo tradicional de fabricação de células fotovoltaicas, mas usa tecnologias baratas e acessíveis aos países em desenvolvimento.  


Emanuel Santos

1 comentário:

  1. Ora aí está alguém que poderia dar formação em simultâneo a quatro cursos. Cozinha, estética, infomática e fotovoltaicos. Esperamos ansiosamente pela jovem investigadora Nicole Kuepper que tão preocupada está com os países em desenvolvimento e os pobres que ainda não têm acesso a energia. Portugal incluido.
    Para além disto o estado poupava na dispensa de alguns formadores incompetentes.

    Ricardo Coelho

    ResponderEliminar