quarta-feira, 9 de março de 2011

Projecto de sistema solar fotovoltaico - selecção e dimensionamento


Neste módulo  aprendemos a seleccionar o equipamento ideal e a dimensiona-lo, segundo as necessidades do cliente.

Iniciamos com o estudo de viabilidade. Para isso pegamos na potencia total de consumo, dividimos pelo valor médio anual da irradiação do local, multiplicamos pelo valor do factor de perda, que normalmente ronda os, 0,8 – 0,9%, o resultado é potencia em watt. Que depois é dividido pela potência de um painel e o resultado é o número total de painéis necessários para essa produção.  




Devemos sempre, por uma questão de segurança, usar os cálculos com base numa factura e esta deve representar o mês com menor radiação solar e maior consumo energético.

Por exemplo pegando numa factura do mês de Dezembro da zona de Lisboa onde houve um consumo de 200KW, quantos painéis de 160 W mono cristalinos com uma tensão de 18V, seriam necessários para satisfazer as necessidades dessa habitação?

  



Como se pode ver, necessitamos de dez painéis para este consumo que poderiam ser montados 5/5.





Se utilizarmos a média mensal o número de KW consumidos por mês vai baixar, o que vai acontecer é que vamos necessitar de muito menos painéis. O problema vai surgir quando chegar os meses de menor radiação e maior consumo, a insuficiência de captação de energia por falta de painéis vai se notar por que não consegue produzir o que realmente necessitamos nesses meses.  
Assim vimos que vale mais jogar pelo seguro, que é o pior mês de irradiação solar e o que tem maior consumo energético.

Agora que sabemos o numero de painéis que vamos usar, pudemos calcular o controlador de carga. O controlador vai, como  o nome indica, controlar a carga de energia que entra  nas baterias, para que não haja uma sobrecarga e danifique o equipamento.

Para calculara a potência do controlador de car usa-se a fórmula   potencia do painel a multiplicar pelo coeficiente de perda 10%,  a multiplicar pelo número de painéis, a dividir pela tensão  total do banco de baterias.  O resultado é expresso em  Ampere.
Agora que temos o controlador podemos calcular a capacidade do banco de baterias.





Podemos saber que capacidade deve ter uma bateria de 12V para armazenar 330W procedentes de um módulo fotovoltaico?




Depois podemos calcular que tipo de banco de baterias necessita para uma acumulação de x dias sem sol.

Por exemplo para um consumo de 900w durante 7 horas por dia, necessito de uma autonomia de 7 dias, a uma tensão de 12v e a profundidade de descarga é de 60%.
Quantos Amperes necessitam?
Quantas baterias necessitam tendo em conta que cada uma tem 100A?

  

Como se pode ver necessitamos de 62 baterias.

O inversor é proporcional à potência do total de painéis instalados.

No final fizemos um teste onde pudemos por os conhecimentos nossos á prova. Agora que este que terminou posso dizer que sei organizar o processo de um projecto, definindo a estrutura documental, de acordo com as regras de procedimento. Aprendi a seleccionar e dimensionar o sistema solar fotovoltaico em termos globais e relativamente a todos os seus elementos constituintes.
Certamente que poderíamos ter aprendido muito mais, mas com falta de material e em instalações precárias, ficámo-nos pela teoria.
Emanuel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário