quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAÍCA

SERÁ A RADIAÇÃO SOLAR SUFICIENTE PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS?


Façamos uns cálculos…

A radiação que nos chega do Sol tem uma intensidade, S=1367 W/m2, a chamada constante solar. A partir do valor de S e do raio da órbita da Terra R é fácil calcular a potência solar radiada pelo Sol:

P=S×4πR^2=3,87×〖10〗^26

Para termos a noção da grandeza deste número: a energia radiada pelo Sol num segundo daria para satisfazer as necessidades energéticas mundiais actuais durante um milhão de anos!

Desçamos à superfície da Terra. Aqui há dia e noite, há atmosfera com nuvens e os raios solares vão variando a sua inclinação ao longo do dia. Assim, verifica-se uma diminuição acentuada da radiação solar que incide na superfície terrestre relativamente ao espaço. Entrando com aqueles factores e considerando uma eficiência de conversão de 15%, sabe-se que:

A energia da radiação solar incidente sobre a Terra é cerca de 40 000 vezes o consumo actual mundial de energia eléctrica. Com a tecnologia actual, 20 m2 de painéis fotovoltaícos por pessoa seriam suficientes para satisfazer o consumo per capita português actual.


Por outras palavras seria até concebível cobrir toda a nossa necessidade de energia eléctrica com painéis solares fotovoltaícos! Pode-se ainda argumentar que a energia fotovoltaica:

-usa um “combustível” universal e gratuito;

-não polui;

-dura mais de 30 anos praticamente sem manutenção;

-é modular, logo facilmente expansível;

-melhora a estética dos edifícios, podendo substituir revestimentos (telhados, fachadas);

-melhora a rede eléctrica local e descentraliza a produção de energia;

O QUE NOS IMPEDE ENTÃO DE APLICAR MASSIVAMENTE CELULAS SOLARES FOTOVOLTAÍCAS?

Aceito todas as teorias. R.JORDÃO

5 comentários:

  1. Gostei do artigo, onde mais uma vez se mostra que o sol é uma fonte inesgotável de energia, ao contrário dos combustíveis fosseis.
    Obrigado Jordão.

    ResponderEliminar
  2. Queres mesmo a resposta, ou estás a perguntar só por perguntar? Já pensaste bem que ,se em todo mundo se fizesse o mesmo como é que os barões do petróleo iriam comprar carros em ouro?Então e as luxuosas ilhas artificiais? E a América ía fazer guerra com quem e porquê?
    Entretanto, bom trabalho de casa mané.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que há mais gente a concordar comigo. Há muitas pessoas que desconhecem estes dados, temos de fazer passar a palavra. R.J.

    ResponderEliminar
  4. Em Novembro passado quando falaste das telhas fotovoltaicas o tema obscuro dos lobbies veio a lume da minha parte. Falas agora, como eu falei aqui há dias, em dados científicos que creio que para a grande maioria dos adormecidos nada diz, infelizmente. A mensagem, que nós já sabíamos antes de este curso começar, devia ser passada de uma maneira mais directa, para os mais atentos que para mim são a camada mais jovem. Eu acredito que serão eles a mudar a face do mundo que nós conhecemos hoje, sobretudo com o apoio dos governos na sua formação e educação e de nós os Pais a mudar comportamentos de sustentabilidade dentro das nossas casas. Os lobbies quando sugarem todos os recursos ao nosso planeta terão que ir esgotar outro e espero que para bem longe, com uma viagem só de ida.

    Ricardo Coelho

    ResponderEliminar
  5. Pois é Ricardo, mas este é o planeta que temos, não temos outro, pelo menos tão perto. Concordo contigo que a mensagem deve ser passada para os mais novos, com o exemplo dos mais velhos (os pais). Sem reciclagem e desenvolvimento sustentável a nossa espécie está condenada à extinção. Mas talvez tenhas razão e ajam alguns que se pirem daqui para fora antes de nos extinguir-mos. E não fazia nada mal revermos o nosso conceito de humanidade, né? Tudo por um progresso sustentável! RJ.

    ResponderEliminar