Introdução à energia renovável
Imagine o que seria queimar 237 milhões de toneladas de petróleo. Isto equivale aproximadamente ao conteúdo de cerca de 1000 dos maiores navios-tanque do mundo.
A energia libertada ao queimar esta quantidade de petróleo é aproximadamente de 100 milhões de bilhões de joules. Na verdade, nem toda da energia usada em Portugal tem origem no petróleo. Há muitas outras fontes de energia que são usadas para nos fornecer electricidade, aquecer as nossas casas e accionar os nossos carros. A maior parte delas não são renováveis e não pertencem à categoria de energias alternativas, o que significa que uma vez que sejam usadas desaparecem para sempre. Os combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gasóleo, são todos fontes de energia não renováveis.
Problemas com os combustíveis fósseis
Esgotarem-se. Se continuarmos a usar provisões da energia não renovável ao ritmo que as usamos hoje, as nossas melhores estimativas dizem-nos que as reservas de carvão mundiais poderiam durar durante aproximadamente 200 anos, as reservas de gás natural mundiais aproximadamente 60 anos e as reservas de petróleo mundiais quase 40 anos. Contudo, podermos efectivamente esgotá-los mais rapidamente do que estas estimativas. A exigência de energia global aumenta exponencialmente à medidad que os países se industrializam e a população mundial cresce.
Alterações climáticas. Cada vez mais os peritos aceitam que o clima mundial está-se a modificar. No século passado as temperaturas globais aumentaram em cerca de 0.7°C e de dez em dez anos continuam a amumentar desde 1990. Os cientistas acreditam que este aquecimento é devido, pelo menos em parte, ao nosso aumento do uso de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis ardentes lançam dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a deterioriação do ozono, já que este gás é um dos principais "gases de estufa".
Uma provisão fiável da energia é vital a todos os aspectos da vida moderna. Nos últimos anos, é necessário importar mais óleo e o gás do exterior. Como as provisões globais de combustíveis de fóssil diminuem, é provável que as nossas provisões de energia ficarão muito menos fiáveis se continuarmos a confiar em fontes não renováveis.
As SOLUÇÔESHá um largo acordo para que a solução de todos estes problemas é reduzir a nossa confiança nos combustíveis fósseis e noutras fontes não renováveis de energia. Para fazer isto, temos de encontrar fontes de energias alternativas que não se esgotarão e não poluirão o ambiente.
As boas notícias são que tais fontes da energia realmente existem. De facto, já usamos essas fontes de energia como energia do vento, energia do sol, energia geotérmica, biomassa energia dos oceanos e até energia hidroelectrica há muitos anos. Essas fontes são chamadas fontes de energia renováveis porque não se esgotam de mesmo modo que os combustíveis de fósseis.
Actualmente, Portugal encontra-se justamente por cima de 17 por cento das suas necessidades de energia de fontes de energias alternativas e renováveis. Contudo, Portugal tem o acesso a algumas das melhores fontes de energia renováveis no mundo, em particular vento e onda. Há reconhecimento que essas fontes renováveis têm de ser usadas mais; não só para proteger o nosso ambiente mas também assegurar-se que Portugal tem uma provisão fiável da energia do futuro. Para este fim, o governo estabeleceu um objectivo de encontrar 31 por cento das nossas necessidades de energia de fontes renováveis antes de 2020.
A energia renovável oferece alternativas seguras, fiáveis e baratas de todas das nossas necessidades de energia. Ele pode fornecer tudo que os combustíveis de fóssil actualmente oferecem, mas sem a poluição.
Visto o exposto, estamos no caminho certo,acreditem pessoal, a energia solar fotovoltaica há-de vingar.
R. Jordão
Fotovoltaicos 001 fizeram um nome que veio para ficar. Pretende-se desta forma dar a conhecer, através da experiencia adquirida e aplicada no dia-a-dia. Continuamos a utilizar a blogosfera, para dar mais ênfase à nossa motivação e ao mesmo tempo tentaremos ajudar todos os que quiserem encontrar uma vantajosa alternativa energética. Limpa e silenciosa. Tudo por um futuro menos dependente do consumo de combustíveis fósseis. Apostando nas energias renováveis. Emanuel Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário