quarta-feira, 10 de março de 2010

Ditadura ou Democracia?

Nasci na Republica do Zaire, actual Republica Democrática do Congo, aí permaneci até 1989, onde a ditadura imperava a fim de controlar o povo. Havia um governo, um partido e um presidente, tudo o que ia alem disso era para abater. 
Muito sinceramente nunca me senti privado da minha liberdade, é verdade que as vezes senti certas limitações mas eram para a minha segurança pessoal, e quando nascemos num ambiente assim não estranhamos.
Já cá em Portugal, um país democrático sinto exactamente a mesma liberdade que tinha antes, nunca me lembro de ter sido privado da minha liberdade, as vezes pode ser limitada ou não estar ajustada à minha realidade, mas a verdade é que o meu próximo também tem a sua liberdade que começa onde acaba a minha, por isso compreendo e aceito, talvez por isso nunca tenha sentido privação de liberdade.
Também é verdade que a liberdade sem limites poderia conduzir à tirania dos mais fortes sobre os mais fracos. Para evitar tal perigo insere-se o Estado liberal, como garante dos movimentos da autonomia de cada um. O Poder do estado existe, a fim de garantir que os direitos individuais não colidam justificados pela Liberdade.
Emanuel Santos

1 comentário:

  1. Liberdade... não a conheço.
    A ausência dela continua a conviver comigo.
    Liberdade. Que Liberdade é esta onde nos roubam quase tudo, a troco de nada?

    ResponderEliminar