quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Eficiência energética



Algumas medidas de eficiência energética são amplamente conhecidas por sermos do senso comum, como por exemplo apagar a luz quando não estamos numa determinada divisão da casa. Outras são alcançadas por desenvolvimentos tecnológicos e não são do conhecimento geral, como por exemplo a possibilidade de produzirmos a nossa própria energia.

Produção de energia

À medida que uma sociedade é mais desenvolvida, aumenta o consumo de energia, mas nem sempre de um modo eficiente.
Como é do conhecimento geral o consumo de energia é necessário para o desenvolvimento económico e social a nível mundial.
O problema prende-se com facto de estarmos a esgotar os recursos da Terra com o objectivo de termos “um amanha melhor”. As energias não renováveis como, o carvão, o gás natural, o urânio e o petróleo, estimam que tenham os dias contados. À medida que as suas reservas são cada vez menores, torna-se cada vez mais difícil a sua extracção e consequentemente, aumenta o seu custo, sem falarmos nos seus impactos negativos. 
Dai a vantagem das energias renováveis, o Sol, o vento, as ondas, as marés são algumas formas de energias renováveis e inesgotáveis que estão ao nosso dispor todos os dias.
Mas como sempre os interesses superiores são o suficiente para se começar a esburacar e arruinar este nosso paraíso à beira mar plantado (Portugal) … Continuasse a insistir no petróleo e no gás em Portugal, quando poderíamos ser auto-suficientes em matéria energética se utilizássemos o sol, o vento e as marés.
Atrevo-me a afirmar que se em Portugal se investisse nas renováveis como se investe nas energias fosseis seriamos os magnatas do sol…


Emanuel Santos  

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Programar um seguidor solar

Depois da programação feita e as coordenadas devidamente inseridas, eis os seus movimentos...


Emanuel santos

sábado, 15 de outubro de 2011

Energia solar

A energia solar é produzida pelo Sol e convertida em energia útil como electricidade ou água quente (como as suas principais aplicações). Só a título de curiosidade anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, isso mostra-nos que o seu potencial é ilimitado. Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Uma outra forma de se mostrar ou sensibilizar para esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.
Então o que acontece a toda esta energia que chega até nos? Estima-se que 15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.
Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita pergunta-se, por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado?
O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.
O aproveitamento da energia solar poderá tornar-se na grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento e uso.
Desvantagens da energia solar Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de energia.
Vantagens da energia solar A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente. As centrais ou mesmo as micro-gerações necessitam de uma manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais eficientes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. A energia solar hoje em tempo de crise é um óptimo negócio em vista do seu retorno, (investimento,) quando vendida à rede. Reparem no mapa abaixo a radiação recebida em Portugal.
Emanuel Santos