A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física procura compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
Calor é energia térmica em trânsito ou movimento, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existente entre os corpos ou sistemas envolvidos.
Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.
Leis da termodinâmica.
Lei zero da termodinâmica: estabelece que, se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, eles estão também em equilíbrio térmico entre si.
Primeira Lei da termodinâmica: expressa o principio de conservação da energia e estabelece que a energia é uma propriedade termodinâmica.
Segunda lei da termodinâmica: estabelece que a energia tem qualidade e quantidade, e que os processos reais ocorrem na direcção da qualidade decrescente da energia.
Emanuel Santos


