sexta-feira, 1 de maio de 2015

Manutenção Preventiva a equipamentos Fotovoltaico e Termico

A manutenção preventiva de qualquer equipamento eléctrico ou térmico pode ser considerada como um dos ramos da técnica que mais evolui na actualidade, pois se constitui em uma poderosa ferramenta para garantir o funcionamento contínuo das instalações responsáveis pelo suprimento e aproveitamento de energia eléctrica e térmica.
A avaliação precisa dos custos envolvidos em qualquer tipo de interrupção de processo, principalmente, quando se trabalha com conceitos estatísticos, sem sombra de dúvida, resulta na necessidade de implantação de programas de manutenção preventiva.
Neste caso, os objectivos principais são adequar a cada intervalo de tempo, as condições da instalação e seus equipamentos a um novo período ininterrupto de funcionamento. Isto permite reduzir os custos dos problemas intempestivos, que eventualmente ocorram durante os períodos de operação normal.
Executar a manutenção preventiva de um equipamento não implica necessariamente na abertura, desmonte e remonte, nem ensaio do mesmo, mas na realização de uma série de procedimentos padrão. Estes, por sua vez, devem se basear nas características técnicas e operativas, normalmente, suportadas por estudos estatísticos.
Deste modo, inspecções de rotina, objectivando o levantamento de dados de corrente, tensão, temperatura, pressão, PH, ponto de congelamento e parâmetros capazes de indicar a existência ou evolução de problemas internos ao equipamento também se inserem dentro das práticas de manutenção preventiva.
objectivo das inspecções visando a manutenção preventiva dos equipamentos eléctricos e térmicos é salvaguardá-los contra interrupções e danos através da detecção e eliminação de causas potenciais de defeitos.
Neste sentido, a manutenção periódica deve possibilitar muitos anos de operação livre de problemas.