domingo, 7 de abril de 2013

Compensa instalar painéis solares fotovoltaicos?






Uma das principais vantagens do sistema fotovoltaico é que as perdas por transmissão e distribuição de energia são reduzidas já que a eletricidade é consumida onde é produzida.

Sabe, quanto o seu imóvel economizará se optar pela energia solar.

Obter energia elétrica a partir da luz do sol parece sempre uma alternativa limpa, contudo, o procedimento é pouco utilizado pelas residências, escritórios e indústrias de Portugal. De um modo geral, o principal motivo para esse subaproveitamento está relacionado aos custos e à falta de informação sobre a eficiência energética dos painéis fotovoltaicos.

Para especialistas, as condições geográficas do País favorecem a opção pela energia elétrica obtida através do sol. Para se ter uma ideia, a incidência solar em Portugal é muito maior do que em outros países como França, Alemanha, Suécia e outros do norte da Europa, que investem muito mais nesse tipo de energia.

Os módulos geram energia apenas de dia no momento em que grande parte dos consumidores estão “fora de casa” assim essa energia produzida é injetada na rede elétrica onde se recebe uma compensação, em kWh, da distribuidora EDP. Assim, a cada mês, o usuário paga apenas o valor da diferença entre a energia consumida da rede pública e o que foi gerado e colocado na rede. Para isso, nas residências, são colocados dois contadores, um para o consumo e outro para a produção.

Como é do conhecimento geral a tarifa de eletricidade aumenta a uma velocidade alarmante e preocupante. Assim os clientes que desejam tornar-se mais independente da rede e proteger-se de aumentos de preços de energia elétrica, optam por sistemas fotovoltaicos mesmo que pagos pela produção mo regime geral, ou seja ao mesmo preço que compram, visto que o equipamento fica pago em pouco mais de meia dúzia de anos e o tempo de vida dos painéis vai para trinta anos com uma quebra de produção na ordem dos vinte porcento, ou seja é um pé-de-meia para o futuro.
Emanuel Santos