sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hot spot ou ponto quente


Este fenómeno ocorrer num módulo fotovoltaico que trabalhe a um nível de corrente que exceda a reduzida capacidade de curto-circuito de uma única célula ou do grupo de células do módulo.

A célula ou o grupo de células afetadas são forçadas a uma polarização inversa, dissipando energia que pode causar sobreaquecimento, danificando o seu encapsulamento e degradando o desempenho de todo o módulo.

Várias causas podem produzir essa reduzida corrente de curto-circuito, como a degradação das células e uma iluminação não uniforme do módulo, sendo esta última particularmente importante na integração dos módulos em edifícios, pois estes estão sujeitos a sombreamentos diversos do seu envolventes árvores, edifícios, etc.
 


Se algo tapar o módulo solar, de tal modo que uma célula fique totalmente ou parcialmente obscurecida, esta célula passará a estar inversamente polarizada, atuando como uma carga elétrica e convertendo a energia elétrica em calor. Se a corrente que a atravessa for suficientemente elevada, poderá resultar no ponto quente já mencionado.

Para prevenir a ocorrência de pontos quentes, a corrente deve ser desviada da célula solar através de uma derivação da corrente. Esta derivação da corrente é conseguida através de um díodo de derivação ou bypass, com as células solares. Este díodo impede o aparecimento de tensões inversas elevadas nas células solares.

Células danificada 

 



Emanuel Santos