domingo, 22 de abril de 2012

Bombas de Calor.

 “...retiram o máximo do calor ambiente do ar, da água ou da terra...” 

Estes equipamentos retiram o máximo de calor do ambiente, do ar, ou da terra e multiplicam-no, utilizando um consumo mínimo de energia elétrica. Transforma o calor que existe no meio ambiente na fonte de climatização das habitações. Utilizam 1/3 de energia elétrica e através de um sistema termodinâmico absorvem do ambiente os restantes 2/3. 

 As bombas de calor podem ser de diversos tipos, ar/ar, ar/água, água/água. A energia pode ser absorvida do ar (ambiente) ou da água (lençóis freáticos, furos artesianos), e transformada em energia térmica para climatização.

Hoje em dia, o aquecimento apenas elétrico, a gás ou a gasóleo não é recomendável. A elétricidade é demasiada cara para ser consumida em produção de calor directo. E as outras energias de que falo atrás derivadas do petróleo também não são a solução ideal. Por isso é mais económico para nós e para o ambiente utilizar uma pequena porção de energia elétrica (produzida a partir de centrais hidroelétricas e estações eólicas ou as micro gerações solares), e a maior parte obter-la gratuitamente absorvida do ambiente. É exactamente isto que faz uma Bomba de Calor...


Bomba de calor 250L, mais depósito AQS de 300L.
O objetivo é aquecer a água através dos coletores solares e a bomba servirá como apoio.
Este sistema sistema está equipado com 10 coletores solares para ajudar a aquecer a água da piscina...

Emanuel Santos