terça-feira, 30 de novembro de 2010

POR FAVOR NÃO FAÇA ISTO


POR FAVOR AGUARDE ATÉ CHEGAR A CASA. NÃO HÁ QUALQUER TIPO DE PAPEL NESTE CENTRO, PARA FINALIZAR TAL NECESSIDADE FISIOLÓGICA.

                                                                           LUÍS CONTUMÉLIAS

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UMA PEDRA NO SAPATO


    Caros leitores.
    Votei-me voluntariamente ao silêncio, desde há algum tempo. Estou agora a quebrar tal voto, para que a pressão interior não aumente demasiado. Retirar-me-ia assim o agrado por frequentar este Centro de Formação.
    Centro este onde ao invés de num passado recente, tudo vai bem. Não fosse o chover no interior como na rua, e estaria irrepreensível o funcionamento. Não fossem as obras intermináveis, que não incluem o telhado…que maravilha, exemplar. Se não fossem as instalações sanitárias…autêntico ouro sobre azul.
    Sobre a minha Formação não me quero pronunciar. Garanto que tudo corre bem. O enchimento de chouriços acabou. A palha indigerível, foi comida por um burro, que por aqui passou. O método aplicado na formação, é um autêntico trabalho de génios.
    Módulos pouco ou nada adequados à área em causa, acabaram…comigo.
    As sessões práticas, um exemplo a seguir, no planeta Toys"R"Us.
    O bom senso impede-me de ser honesto comigo mesmo…é verdade!
   Diziam os mais velhos na sua sabedoria: “Não cuspas no prato onde comes”. Não estou a comer nada, mas iria prejudicar (me), revelar tudo ao pormenor.
    Vou então ser infiel a mim mesmo, vou pactuar com o podre sistema instituído, em nome do grupo de formandos de que faço parte.
    Talvez se conseguir comprar um guarda-chuva, venha mesmo a participar na Festa de Natal.
                                          Luís Contumélias


Querido Pai Natal


Vejo todos os preparativos a serem ultimados para o Natal, começo a cair na tentação de pedir ao pai natal sabão, papel higiénico, toalhetes e limpeza nas casas de banho. Será que é pedir muito?
Ou será que a crise já chegou à Lapónia, como no nosso centro de formação?!

Ricardo Coelho

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve geral



Está de greve, mas nós garantimos os serviços mínimos. Por isso não deixe de nos visitar porque a qualquer momento podemos actualizar o blogue.
Emanuel Santos

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Introdução à energia renovável


Imagine o que seria queimar 237 milhões de toneladas de petróleo. Isto equivale aproximadamente ao conteúdo de cerca de 1000 dos maiores navios-tanque do mundo.
A energia libertada ao queimar esta quantidade de petróleo é aproximadamente de 100 milhões de bilhões de joules. Na verdade, nem toda da energia usada em Portugal tem origem no petróleo. Há muitas outras fontes de energia que são usadas para nos fornecer electricidade, aquecer as nossas casas e accionar os nossos carros. A maior parte delas não são renováveis e não pertencem à categoria de energias alternativas, o que significa que uma vez que sejam usadas desaparecem para sempre. Os combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gasóleo, são todos fontes de energia não renováveis.

Problemas com os combustíveis fósseis
Esgotarem-se. Se continuarmos a usar provisões da energia não renovável ao ritmo que as usamos hoje, as nossas melhores estimativas dizem-nos que as reservas de carvão mundiais poderiam durar durante aproximadamente 200 anos, as reservas de gás natural mundiais aproximadamente 60 anos e as reservas de petróleo mundiais quase 40 anos. Contudo, podermos efectivamente esgotá-los mais rapidamente do que estas estimativas. A exigência de energia global aumenta exponencialmente à medidad que os países se industrializam e a população mundial cresce.

Alterações climáticas. Cada vez mais os peritos aceitam que o clima mundial está-se a modificar. No século passado as temperaturas globais aumentaram em cerca de 0.7°C e de dez em dez anos continuam a amumentar desde 1990. Os cientistas acreditam que este aquecimento é devido, pelo menos em parte, ao nosso aumento do uso de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis ardentes lançam dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a deterioriação do ozono, já que este gás é um dos principais "gases de estufa".
Uma provisão fiável da energia é vital a todos os aspectos da vida moderna. Nos últimos anos, é necessário importar mais óleo e o gás do exterior. Como as provisões globais de combustíveis de fóssil diminuem, é provável que as nossas provisões de energia ficarão muito menos fiáveis se continuarmos a confiar em fontes não renováveis.

As SOLUÇÔESHá um largo acordo para que a solução de todos estes problemas é reduzir a nossa confiança nos combustíveis fósseis e noutras fontes não renováveis de energia. Para fazer isto, temos de encontrar fontes de energias alternativas que não se esgotarão e não poluirão o ambiente.
As boas notícias são que tais fontes da energia realmente existem. De facto, já usamos essas fontes de energia como energia do vento, energia do sol, energia geotérmica, biomassa energia dos oceanos e até energia hidroelectrica há muitos anos. Essas fontes são chamadas fontes de energia renováveis porque não se esgotam de mesmo modo que os combustíveis de fósseis.

Actualmente, Portugal encontra-se justamente por cima de 17 por cento das suas necessidades de energia de fontes de energias alternativas e renováveis. Contudo, Portugal tem o acesso a algumas das melhores fontes de energia renováveis no mundo, em particular vento e onda. Há reconhecimento que essas fontes renováveis têm de ser usadas mais; não só para proteger o nosso ambiente mas também assegurar-se que Portugal tem uma provisão fiável da energia do futuro. Para este fim, o governo estabeleceu um objectivo de encontrar 31 por cento das nossas necessidades de energia de fontes renováveis antes de 2020.
A energia renovável oferece alternativas seguras, fiáveis e baratas de todas das nossas necessidades de energia. Ele pode fornecer tudo que os combustíveis de fóssil actualmente oferecem, mas sem a poluição.

Visto o exposto, estamos no caminho certo,acreditem pessoal, a energia solar fotovoltaica há-de vingar.
R. Jordão

Feira das Energias Renováveis 10 a 13 de Fevereiro 2011


A ENERVIDA proporcionará às empresas participantes um espaço privilegiado para apresentarem os seus produtos e serviços, representando assim uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e potencialização de novos contactos, negócios e parcerias. Os visitantes terão contacto directo com as mais recentes tecnologias, inovações e projectos na área das Energias Renováveis e Eficiência Energética. Paralelamente, as várias conferências inseridas no âmbito da ENERVIDA’11 serão um ponto de encontro entre os vários actores do sector – empresários, investigadores, especialistas, decisores políticos, investidores, técnicos e particulares; um fórum de debate sobre as questões fundamentais relacionadas com o panorama energético nacional e internacional.
O Programa para Visitantes, bem como o Programa de Conferências estará brevemente disponível em www.enervida.org

Emanuel Santos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TELHA FOTOVOLTAÍCA- Uma solução

O projecto 'Solar Tiles', da Universidade do Minho e da Nova de Lisboa, é apresentado como 'inovador' em termos de tecnologia e investigação a 'nível mundial', no aproveitamento da energia solar através de telhas fotovoltaícas. Em breve, poderá surgir no mercado a nova telha, produtora de energia e também esteticamente atractiva, que suscita interesse de privados.

Quem pensa nas telhas de uma qualquer casa assume que elas têm apenas o papel de proteger a casa do clima, mas um grupo de investigadores das universidades do Minho e da Nova de Lisboa está a desenvolver um projecto de construção de telhas com capacidade de produzir energia fotovoltaíca. Um dia destes, todo o telhado de uma habitação será o seu principal ponto de fornecimento de energia, garantem os especialistas. Este projecto até já tem empresas interessadas e nesta altura está na fase de protótipo, como um segredo bem guardado.
Um conceito que na sua forma original até nem é nova, já que existem actualmente no mercado diversas variantes da "telha fotovoltaica". "Contudo, estes conceitos baseiam--se em telhas planas que recorrem a tecnologia de silício cristalino e não de filme fino incorporado directamente na telha", aponta o investigador, que sublinha que o fabrico dos revestimentos para as células solares "baseia-se em processos atomísticos em vácuo, amigos do ambiente". Telhas "bonitas" e "energéticas", eis o propósito final.
O projecto Solar Tiles é um dos vários em curso na Universidade do Minho, no domínio da energia. A investigação centra-se em torno dos painéis fotovoltaicos, "para tentar aumentar a sua eficiência na transformação de energia luminosa em eléctrica, utilizando materiais poliméricos", explica a universidade. A investigação já dura há dois anos, mas o novo produto só será apresentado em 2011.
Para quando e qual o custo desta telha? RJordão