quarta-feira, 31 de março de 2010

A luta não é fácil, mas pacifica.

Hidráulica e pneumática, e dizia  eu, à coiso e tal aquilo é só PUF, TCHO. PUF, TCHU.
Então os esquemas, a simbologia e muito mais?

Já lá vão três aulas de seis horas cada e a luz começa a surgir. O formador ensina e explica, e nos fazemos os esquemas à medida do que nos vai sendo solicitado. Como o dito esquema na mão e bem feitinho, lá vamos nós todos contentes passar à prática. Agora sim é só PUF, TCHO. PUF, TCHU. PUF, TCHO. PUF, TCHU. PUF, TCHO.
Emanuel Santos

sábado, 27 de março de 2010

Alguém ouviu

Parece que fui ouvido, depois de tanto gritar na minha frustração lá começamos a rabiscar. Assim sim, eu quero é desenhar.
Obrigado por me ouvir.
Emanuel Santos

sexta-feira, 19 de março de 2010

Estou farto, cansado e um pouco desiludido.

Gastam-se rios de dinheiro a formar pessoas como base em referenciais que custaram outros tantos rios, para por fim darem rios de dinheiro a “formadores” que se calhar nunca viram ou leram o referencial da disciplina que lhe compete. Estou FARTOOOOOO
Emanuel Santos

quinta-feira, 11 de março de 2010

Aula prática


Hoje na aula de desenho técnico, fizemos um trabalho muito prático, fomos reconhecer as instalações do centro de formação por fora com o objectivo de tirar medidas para podermos aprender desenhar as entradas à escala. Tirámos fotos a fim de servir de memória futura e ficamos com um bom esboço da porta que nos calhou, parece que estas aulas práticas nos dão outra vida e eleva-nos o ânimo, passou muito rápido. 

LOCAL DA BATALHA


Local de contenda diária, até à vitória final.
Conseguiremos!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ditadura ou Democracia?

Nasci na Republica do Zaire, actual Republica Democrática do Congo, aí permaneci até 1989, onde a ditadura imperava a fim de controlar o povo. Havia um governo, um partido e um presidente, tudo o que ia alem disso era para abater. 
Muito sinceramente nunca me senti privado da minha liberdade, é verdade que as vezes senti certas limitações mas eram para a minha segurança pessoal, e quando nascemos num ambiente assim não estranhamos.
Já cá em Portugal, um país democrático sinto exactamente a mesma liberdade que tinha antes, nunca me lembro de ter sido privado da minha liberdade, as vezes pode ser limitada ou não estar ajustada à minha realidade, mas a verdade é que o meu próximo também tem a sua liberdade que começa onde acaba a minha, por isso compreendo e aceito, talvez por isso nunca tenha sentido privação de liberdade.
Também é verdade que a liberdade sem limites poderia conduzir à tirania dos mais fortes sobre os mais fracos. Para evitar tal perigo insere-se o Estado liberal, como garante dos movimentos da autonomia de cada um. O Poder do estado existe, a fim de garantir que os direitos individuais não colidam justificados pela Liberdade.
Emanuel Santos

sexta-feira, 5 de março de 2010

LIBERDADE




     Nasci no ano de 1975, sou portanto de uma geração em que a liberdade era um dado adquirido, ou seja, segundo os nossos “pais” pouco tempo antes de nascermos não havia liberdade. Cheguei a perguntar a familiares e amigos, mais velhos, o que queriam dizer com aquela história de que “antigamente não havia a liberdade que há hoje”. Pois bem, foi-me sendo explicado que, antes da actual republica democrática existia um regime político que se insurgia das mais variadas maneiras, possíveis e imaginárias, contra quem não aprovasse as regras do estado ou pior ainda que tivesse ideias contrárias. Sim pensando bem, limitar o meu pensamento, não poder escolher livremente quem governa o meu país e ter recolher obrigatório, não é propriamente sinónimo de liberdade. Conclui então que era um sortudo, porque nunca tinha conhecido aquela realidade, nem sentido na pele a opressão de uma ditadura. Entretanto também ouvi outras versões da mesma história, descobri que havia pessoas que preferiam o regime antigo diziam que viviam melhor antes e havia mais segurança nas ruas. Quer dizer, parece que fomos do oito ao oitenta, ou seja, se antes podíamos ter problemas com a polícia apenas por usar em público as palavras, liberdade, comunismo ou mesmo vermelho, actualmente há polícias presos por ripostarem contra criminosos, há corrupção por todo lado e à vista de todos, existe portanto, um sentimento cada vez mais geral de que a justiça não funciona em Portugal. Liberdade a mais ou a menos é um assunto muito complicado, pois depende sempre do ponto de vista. José Julián Martí Pérez, jornalista, filósofo e poeta, quando lutava pela independência de Cuba em relação a Espanha, disse um dia, “ A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos e viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço”. Neste caso julgo que o preço a pagar pela liberdade seja referente às vidas perdidas na luta contra o poder que a limita ou retira, mas porventura este filosofo nunca pensou que depois de conquistada, a liberdade para ser mantida tem sempre de ter algumas limitações, ou seja não podemos confundir liberdade com o, fazer tudo o que nos apetece. No que me diz respeito, eu tenho um conceito de liberdade que me foi ensinado não sei por quem, nem tão pouco sei quem é o autor original, mas que para mim resume tudo,”A minha liberdade acaba onde começa a dos outros”. E seguindo esta cartilha, julgo estar a contribuir para a liberdade dos outros usufruindo da minha com responsabilidade.

Pedro Pacheco